segunda-feira, 7 de maio de 2012

Porque devo confirmar presença?

Olá pessoas, boa tarde! :)

Hoje é um dia duplamente especial.. É aniversário do sogrão e do cunha! \o/\o/  então antes de mais nada, PARABÉNS a esses dois, que são muito queridos!


O assunto que escolhi para hoje é bastante importante para a organização de qualquer festa, não só a de casamento.
Se você já foi a um buffet fazer orçamento, então você sabe que o valor da festa é cobrado pelo número de convidados, ou seja, você paga por um valor X por cada pessoa que convida.
E é daí que vem a dificuldade em elaborar a lista de convidados, porque, por mais que você tenha condição para fazer a festa, a vida não está fácil para ninguém a ponto de ficar jogando dinheiro no lixo né!?

E ai, como é que faz?
Bom.. Existe sempre uma margem de erro, que são as pessoas que, por algum motivo, vão precisar faltar (pessoas de outras cidades que não poderão ir, aquele amigo que não conseguiu folga, alguém que ficou com gripe, etc..), então no buffet geralmente somos orientadas a fazer a seguinte conta:

TOTAL DE CONVIDADOS NA LISTA - 20%  = Nº PARA O QUAL DEVE-SE FECHAR BUFFET

Exemplo:  se você tem 300 convidados na sua lista      --- >    300 - 20% = 240

Então você deve fechar a festa para 240 convidados! :)


Mas e se, por um acaso do destino, todo mundo for a festa? 
Não se desespere, é praticamente impossível ir todo mundo. E todos os buffets cobrem 10% de convidados excedentes (alguns cobrem até mais)


Então, vou explicar porque é tão importante confirmar presença:

Como a festa é paga por pessoa, na hora de fazer a lista a gente tem que cortar muita gente, porque senão vira um mega evento, e como eu já disse, a vida não tá pra isso..
Os noivos sofrem na hora de escolher entre um e outro convidado (acreditem, as vezes é mesmo um dilema), e as vezes se opta por pessoas que acabam não indo.
Conclusão: Os noivos deixaram de convidar pessoas que poderiam ter ido ao casamento, e pagaram por pessoas que não foram. É para evitar esse tipo de situação que serve a confirmação de presença.

As pessoas não tem o costume de confirmar presença nas festas, mas vamos pensar se a festa fosse nossa, nós gostaríamos que nossos convidados tivessem essa consideração não é mesmo? Então tem que ser recíproco.

Em janeiro minha sobrinha fez 15 anos e eu adorei o que ela colocou no convite dela..
 Vinha estipulado a data limite para a confirmação de presença com a seguinte informação: "A não confirmação da presença implicará na retirada do nome da lista de convidados"

Achei excelente e copiei a ideia para o meu convite...
Nada mais justo.. afinal, se a pessoa não confirmou presença, subentende-se que não irá a festa.


Gente, dar um telefonema é uma coisa muito simples..
Quantos telefonemas nós damos por dia?  Não se perde nem 5 minutos.. Não parece nada, mas é uma coisa de grande importância para quem está organizando e arcando com as despesas de um evento.


Vamos pensar nisso!!!


MUITOS BEIJOS da noiva mais tensa do mundo! haha

66 dias! :p

Um comentário:

  1. muito bom sempre é necessário confirmar presença*
    beijos

    ResponderExcluir